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Fernando dos Santos Oliveira

Matrícula: 70

Fernando dos Santos Oliveira - Dodge Dart Coupé de Luxo 1975

 

Marca: Dodge

Modelo: Dart Coupé de Luxo

Ano: 1975

Placa de Coleção: não

Motor: V8 318 (5,2 l)

Período de fabricação: 1969 a 1981

História: Este carro está na família desde 1986, sendo oficialmente de segundo dono. Porém, desde seu primeiro proprietário, o carro sempre foi de Volta Redonda e do mesmo bairro. Teve a restauração iniciada em 2005, sendo interrompida em 2008, já na etapa final, por motivo de doença do proprietário. Após seu falecimento, a restauração foi retomada em 2009 pelo seu herdeiro e o carro encontra-se finalizado e apto a rodar.

Fernando dos Santos Oliveira - Dodge Polara GLS 1981

Marca: Dodge

Modelo: Polara GLS

Ano: 1981

Placa de Coleção: não

Motor: 4 cilindros, 1.8 l

Período de fabricação: 1973 a 1981

História: O Dodge 1800 foi lançado em 1973 para competir com os compactos de mercado na época (Corcel, Chevette, etc.). Teve origem do inglês Hillman (divisão inglesa da Chrysler), modelo Avenger e possuía motor 1.8 l de tração traseira e quatro marchas, sempre equipado com carburador de venturi variável, sendo o único carro brasileiro a utilizar tal carburação. Alguns defeitos de projeto, somados a exclusividade do carburador, prejudicaram um pouco seu sucesso de vendas. Mas vale ressaltar que este tipo / marca de carburadores foi usado em diversas marcas de alto padrão ao redor do mundo (Rolls Royce, Jaguar, MG, etc). Já em 1978, o Polara passou a contar com transmissão automática Borgwarner de 4 velocidades, sendo mais uma vez pioneiro com a caixa de 4 marchas automática em um carro pequeno no Brasil. O próximo carro a contar com uma caixa automática de 4 marchas no Brasil só foi chegar quase 10 anos mais tarde. Em 1980, já caminhando para o apagar das luzes da Chrysler do Brasil, foi lançada a versão GLS, com apelo esportivo. O diferencial desta versão estava no visual agressivo, com frisos pretos, faixas laterais pintadas em preto, super calotas de plástico, painel Veglia super completo com amperímetro, manômetro de óleo, conta giros, dezenas de luzes espia, relógio de horas, vidro traseiro térmico (desembaçador), forração dos bancos em preto e branco no estilo “pied de poule” e o principal: carburador Weber mini-progressivo, semelhante ao do Passat. Em 1981 o Polara deixava o mercado, juntamente com os modelos maiores (Dodjões), para dar lugar à nova fábrica de Caminhões e Ônibus da Volkswagen. O carro em questão está pintado em cor não original, mas será repintado na cor Marrom Avelã, uma das poucas cores disponíveis para esta versão e, talvez, a mais rara de se encontrar.