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Francisco Esteves

Matrícula: 143

 

VW 1300L 1975 - Francisco Esteves

Marca: Volkswagen

Modelo: 1300 L

Ano: 1975

Placa de Coleção: sim

Motor: 4 cilindros, 1300 cc, boxer, 47 CV

Período de fabricação: 1938 a 2003

História: Na foto, o maior ícone e mais amado carro do Brasil. O nosso fusca. Este foi adquirido em Volta Redonda, no Sul Fluminense, descoberto pelo associado Paulo Pontes, que sabia que eu estava querendo um bom Fusca para guardar. Ele pertenceu ao Sr. João, doceiro de mão cheia e que distribuia os seus doces no comércio local. Infelizmente problemas de saúde impediram de continuar andando de carro. O veículo trabalhou até chegar as minhas mãos, e ai virou figurinha fácil pela cidade e me apresentou ao mundo do antigomobilismo e ao CAAVR, onde conquistou a sua placa preta. Fomos a muito lugares com ele, fazendo uma bonita estreia na praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindoia, no I Encontro Brasileiro de Autos Antigos. O Fusca (no Brasil) foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde que pertencia até então ao Ford Modelo T, de origem estadunidense. Foi produzido até 2003, no México, onde era chamado de VW Sedan. Ele era parte de uma edição comemorativa chamada Última Edición, limitada a 3.000 carros. O último exemplar marcou o fim da longa produção de 65 anos do Fusca, durante a qual foram fabricados 21.529.464 unidades, números que fazem dele o modelo único mais produzido do mundo em todos os tempos.

Opala 1980 - Francisco Esteves

Marca: Chevrolet

Modelo: Opala

Ano: 1980

Placa de Coleção: sim

Motor: 4 cilindros, 2500 cc, 88 CV

Período de fabricação: 1968 a 1992

História: Na foto, o Opala coupé 1980, Marrom Canela metálico. Em seu último evento, participou do IV Rally Fluminense de Regularidade Histórica, prova do Campeonato Brasileiro de Regularidade, com a chancela da FBVA, em setembro de 2019. Eu, como piloto, e Alfredo Cupello Neto como navegador. O trajeto foi de Niterói até a Fazenda Ribeirão em Barra do Piraí, pela Serra de Paracambi, onde almoçamos e voltamos. Ficamos em segundo lugar na nossa categoria. Adoro rally histórico pois é uma exposição em movimento. Onde passamos atraímos a atenção de todos! Este carro pertenceu ao amigo Ronaldo Kbeção e acompanhei a sua restauração. Sempre gostei muito dele e agora é figurinha fácil em vários encontros. Ainda vai estar na Autoclassica, San Isidro, grande Buenos Aires… E vai e volta rodando. O Chevrolet Opala foi um modelo de automóvel fabricado pela General Motors do Brasil. Foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela montadora no país, tendo sido produzido de 1968 a 1992. O Opala foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1968. A carroceria do modelo da General Motors foi inspirada no alemão Opel Rekord, mas com estilo e com mecânica americana. Em um curto período de vendas, houve grande aceitação pelo público, tornando-se um modelo consagrado. Fabricado até 1992, o Opala teve diversos usos, estando na garagem da população comum, além de se tornar viatura de polícia, e Caravan. Após mais de vinte anos do fim de sua fabricação, o modelo ainda é utilizado como carro diário, também atingindo status de veículo de coleção.

Miura Saga 1988 - Francisco Esteves

Marca: Miura

Modelo: Saga

Ano: 1988

Placa de Coleção: sim

Motor: 4 cilindros, 1781 cc, 88 CV

Período de fabricação: 1976 a 1992

História: Na foto, um Miura Saga 1988 que passeou muito no Sul Fluminense. Conforme documentos antigos que tenho, foi do nosso amigo Renato Pereira, além do Estefano de Andrade, que depois vendeu para um amigo nosso do Nictheroy Clube de Veículos Antigos, Augusto Mosca. Sempre gostei muito deste exemplar e quando deu sopa arrematei de volta para estar em eventos do CAAVR também. O carro também é assistido e acompanhado pelo clube parceiro Miura Clube do RJ. Miura é uma marca de automóveis brasileira, criada pela Besson, Gobbi S/A. Foi fundada em 1976 e paralisou suas atividades em 1992, quando da abertura do mercado nacional aos veículos importados. Focou sua produção em modelos esportivos, geralmente dotados de mecânica Volkswagen, montados sob chassi tubular e carrocerias em fibra de vidro com desenhos próprios. Foi pioneira na apresentação do sistema de Freios ABS em 1990. Apesar de ter fechado em 1992, a empresa recebeu encomendas até 1995, quando parou de vender a picape BG Truck.