A placa de coleção, ou placa preta, como era conhecida até a implantação das placas no padrão Mercosul, foi criada através da Resolução nº 56 de 1998 do Denatran. Ela surgiu a partir de uma necessidade dos proprietários de veículos antigos que, em alguns casos, passavam por dificuldades para realizar o licenciamento por conta da falta de equipamentos obrigatórios então inexistentes na época da fabricação dos seus carros.
Os veículos oficialmente registrados como de Coleção passam a não ter mais a obrigatoriedade de atender aos artigos 104 e 105 do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, os veículos de coleção são isentos de inspeções de segurança, emissão de poluentes e ruídos, além de não serem obrigados a incluir qualquer equipamento de segurança que tenha se tornado obrigatório após a sua fabricação.
O Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda é credenciado junto ao Denatran, através da Portaria nº 18, de 20 de março de 2001, para vistoriar veículos antigos e emitir o Certificado de Originalidade de acordo com a legislação vigente.
Portanto, todos os associados em dia com suas contribuições e com no mínimo 1 ano de filiação ao clube estão aptos a solicitar a vistoria de originalidade e ostentar em seus veículos as placas de coleção.
As solicitações de vistoria podem ser realizadas através deste formulário de acesso exclusivo aos associados. Utilize seu e-mail e senha para acessar a área dos sócios e realizar o pedido.
Se você ainda não é um associado do Clube de Antiguidades Automotivas, faça já a sua inscrição!